Vai viajar para a capital do Chile, mas ainda não sabe quais são os melhores bairros para se hospedar em Santiago? Não se preocupe! Montamos esse guia completo sobre o assunto para a partir de agora você se tornar expert, antes mesmo de pisar os pés pela primeira vez na cidade.
Logo compartilharemos uma lista detalhada com tudo o que precisa saber, além de entender o que faz com que essas regiões que selecionamos se destaquem do restante das comunas. Você também irá encontrar dicas de acomodações luxuosas, confortáveis e econômicas para fazer uma escolha acertada de primeira.
Dessa forma, o nosso intuito aqui é te apresentar as características e singularidades locais bairro a bairro. Mas, ao mesmo tempo, traremos dicas úteis para você experimentar tudo que há de melhor nessa grande e vibrante metrópole. Então, continue a leitura para se decidir onde se hospedar em Santiago, no Chile.
Por que a escolha do bairro é crucial em uma viagem à Santiago?
Essa é uma cidade super receptiva com os turistas, mas elencar os melhores bairros Santiago faz uma considerável diferença na hora de definir sua base para essa viagem no Chile. Dizemos isso porque a cidade é enorme, então a localização influencia demais na experiência.
No geral, a capital chilena exibe uma cultura interessante, belas paisagens naturais, gastronomia e boemia. Além disso, estamos falando de uma das maiores regiões produtoras de vinho de todas as Américas, que de quebra é rodeada pelas imponentes montanhas nevadas da Cordilheira dos Andes.
Como se já não fosse o bastante, Santiago fica somente a uma hora de distância da praia mais próxima. Imagina ir do ski ao surfe no mesmo destino! É ou não uma cidade privilegiada? Todavia, há muita diversidade entre as comunas, já que cada uma tem sua própria personalidade e estilo marcantes.
Está empolgado para descobrir o que te espera? Então, vem com a gente explorar e descobrir qual é o seu bairro ideal, tornando a sua viagem ainda mais inesquecível. Mas já avisamos, corre o risco de se apaixonar por mais de um e ter que voltar mais vezes.
Leia também: Pontos turísticos Santiago: 19 lugares imperdíveis para conhecer na capital do Chile
Quais os melhores bairros para se hospedar em Santiago?
Dependendo do seu estilo de viagem, seus gostos, os passeios que você pretende fazer e qual tipo de acomodação procura, diferentes comunas vão combinar mais contigo. Mais a frente iremos a fundo no que você encontrará em cada uma delas.
Dito isso, sugerimos que leia o post completo para ficar por dentro de tudo sobre as melhores e também as que não recomendamos. Mas caso esteja com pressa, pode dar uma olhada nos nomes dos melhores bairros Santiago, Chile, listados abaixo:
- Lastarria
- Providencia
- Las Condes
- Bellavista
- Vitacura
- Centro Histórico
- Barrio Brasil
- Barrio de Bellas Artes
- Barrio Itália
Só de olhar os nomes você já tem algum palpite inicial de qual o melhor bairro para se hospedar em Santiago? Antes da nossa análise detalhada, confira o seguinte resumo que organizamos.
Nossa sugestão para os visitantes de primeira viagem é o Lastarria, enquanto para os apreciadores de gastronomia indicamos a Plaza de Armas. Mas vale optar pela Providencia se estiver viajando em família, ou Las Condes se for a trabalho.
A melhor opção para economizar sem dúvidas é o Barrio Brasil, em contrapartida a Vitacura é o lugar certo para fazer muitas compras sem peso na consciência. No entanto, se você quer ficar em uma região mais sossegada, longe de agito, escolha o Barrio Italia.
Agora, se você tem um perfil mais clássico e não abre mão de estar perto das raízes locais, o Centro Histórico é o lugar certo para conferir monumentos antigos.
Leia também: Roteiro Santiago: o melhor do Chile em 3, 5 ou 7 dias de viagem
Melhores bairros para se hospedar em Santiago: os mais seguros
Infelizmente, precisamos alertar sobre esse país que já foi referência na segurança pública, mas atualmente a violência tem se feito presente em algumas partes da capital chilena. Logo é fundamental o turista optar por onde ficar em Santiago em segurança. Por isso, começaremos nossas sugestões pelos bairros mais seguros de Santiago. Veja a seguir:
1. Lastarria
Lastarria é um dos melhores bairros seguros em Santiago para quem vai pela primeira vez, desde que seja com um orçamento mais folgado. Trata-se de um local histórico de atmosfera cultural, que harmoniza o clássico com o moderno.
Ele é um dos mais caros e bem turístico, localizado a uma ponte de distância do Bellavista, outra região que é mega concorrida. Aliás, costumam comparar os dois bairros dizendo que são como gêmeos, pois dividem a mesma vibe artística, elegante e até uma geografia semelhante.
Se diferenciando quase só pelas calçadas portuguesas do Lastarria, onde é muito agradável passear a pé durante o dia, alguns dos destaques do bairro são as boutiques, as galerias de arte, os restaurantes e o Parque Florestal. Para que ama arte, cultura, alta gastronomia e natureza, esse é o lugar certo! Outro ponto positivo é a sua ampla rede hoteleira.
- Hotéis de luxo em Lastarria: Hotel Cumbres Lastarria, The Singular Santiago, Casa Bueras Boutique Hotel
- Hotéis conforto em Lastarria: Hotel Luciano K, Hotel Ismael, Lastarria Hotel
- Hotéis econômicos em Lastarria: Departamento con encanto en Barrio Lastarria, BHB Hotel Boutique, Lastarrias centrico – Bohemio
2. Providencia
Podemos garantir que se você procura onde ficar em Providencia, Santiago, também está optando por um local bem seguro e tranquilo para fazer sua base, só que com aspecto mais residencial. O curioso é que a vida noturna costuma ser movimentada ali, mesmo estando mais afastado do centro.
Aliás, quanto a sua localização, não se preocupe: aqui você terá fácil acesso ao metrô e as hospedagens mais acessíveis podem compensar o deslocamento.
Recomendamos esse que é um dos melhores bairros para se hospedar em Santiago em família, por oferecer uma experiência mais local, com sossego, bastante área verde e várias praças para caminhar ou apenas contemplar o dia. Claro que a questão da segurança também faz ele ser uma das melhores regiões.
É nesse bairro também que está localizado o edifício mais alto da cidade, o Sky Costanera. Uma boa pedida é subir no seu mirante para admirar a vista de tirar o fôlego. Na prática, até mesmo uma caminhada contemplativa se torna atração nas ruas desse bairro, considerando a arquitetura belíssima, que pode inclusive render lindos cliques.
- Hotéis de luxo em Providencia: Hotel Boutique Le Reve, Solace Hotel Santiago, AC Hotel by Marriott Santiago Costanera Center
- Hotéis conforto em Providencia: Hotel De Blasis, Park Plaza Bonaparte Boutique, Hotel Boutique Castillo Rojo
- Hotéis econômicos em Providencia: Casa Bellavista Hotel, Eco-Hostal Tambo Verde, RQ Santa Magdalena
Melhores bairros para se hospedar em Santiago: os mais procurados pelos turistas
Esses que traremos a seguir são os queridinhos mais procurados pelos turistas, assim como os bairros Santiago Chile que mencionamos anteriormente também são bem disputados. Aliás, essas próximas indicações também contam com regiões que costumam ser seguras, mas ainda assim não deixe de andar sempre atento.
3. Las Condes
Uma dúvida comum que surge entre os turistas é “onde ficar em Santiago Las Condes ou Providencia?”. Bom, Las Condes é o distrito das finanças e foi apelidada carinhosamente como Sanhattan. Quanto a arquitetura, ao contrário do estilo clássico de Lastarria, Las Condes tem altos arranha-céus de vidro e uma vida noturna vibrante.
Mas vale ter em mente que a locomoção funciona melhor de carro ou no transporte público e não é convidativa para pedalar. O ritmo da região é mais acelerado.
Ainda assim essa é a escolha mais prática e conveniente para quem viaja a trabalho, mas também achamos interessante para quem vai por turismo. Enquanto isso, você irá notar que esse é um dos melhores bairros em Santiago do Chile para encontrar hotéis e restaurantes inovadores de alto padrão. Recomendamos a Fiambrería La Tabla para petiscar e El Toldo Azul para degustar um delicioso sorvete chileno.
Vale saber: se você está se perguntando com que propriedade estamos falando desse assunto, vamos relembrar que viajamos recentemente para a capital chilena. Após duas semanas aproveitando Santiago, já conseguimos observar a movimentação da cidade.
A melhor parte para quem pretende aproveitar os esportes de inverno é que esse bairro é o mais próximo da Cordilheira dos Andes e suas estações de esqui. Ao mesmo tempo essa área está repleta de outras experiências exclusivas como o Observatório Astronômico Nacional, o museu a céu aberto La Pastora, bem como as compras de luxo nas ruas Alonso de Córdova e Nueva Costanera.
- Hotéis de luxo em Las Condes: Hyatt Centric Las Condes Santiago, Mandarin Oriental Santiago, The Ritz-Carlton Santiago
- Hotéis conforto em Las Condes: Casa Arrayán, Plaza El Bosque Ebro, NH Collection Plaza Santiago
- Hotéis econômicos em Las Condes: Sunset Aparts, Rent apart Las Condes, Rugendas Hotel Boutique by Time Hotel & Apartments
4. Bellavista
O bairro Bellavista é onde tudo acontece! Sinônimo de vida noturna agitada, reputação boêmia e gastronomia de qualidade, mas não se resume apenas nisso. O contato com a natureza também possui um destaque, então facilmente se tornou um dos nossos bairros predileto onde se hospedar em Santiago no Chile. Também é muito bem localizado, pertinho do centro histórico e de Lastarria.
Nas ruas podemos observar as construções bem coloridas e vibrantes, com murais artísticos enormes refletindo bem a essência da região. Frequentado por turistas e locais, Bellavista é perfeito para os viajantes que gostam de festa, afinal lá estão os bares e baladas mais animados da capital. Além disso, há hospedagens para todos os gostos e bolsos, além de galerias de arte, boutiques e cafeterias para conhecer.
Assim sendo, veja alguns dos melhores pontos turísticos que recomendamos: Zoológico Nacional do Chile, Parque Metropolitano, La Chascona (o museu da casa de Pablo Neruda), a vista de tirar o fôlego no alto do Cerro San Cristobal, compras e happy hour no Patio Bellavista, comer a torta de milho no restaurante Galindo e degustar uns drinks no Ino’s Bar, Liga Urbana, ou no Bar Altazor Mundo.
- Hotéis conforto em Bellavista: The Hip Hotel Santiago, Hotel Loreto
- Hotéis econômicos em Bellavista: Bellavista Departamento Amoblado, Departamento Santiago Centro, Bellavista ApartRent
5. Vitacura – nossa escolha!
Se durante a sua pesquisa surgisse a pergunta: Qual o bairro mais chique de Santiago? Vitacura seria a resposta correta. Podemos dizer que esse é o recanto dos grandes empresários que fazem negócios em Las Condes e moram no bairro vizinho. É como uma extensão da Sanhattan. Também é certo dizer que ambos são similares no quesito arquitetura e estilo moderno.
Se diferenciando no fato de Vitacura ser uma área mais residencial, porém muito luxuosa com ruas sossegadas, grande variedade de hotéis boutique e de alto padrão, lojas de grife e shoppings. Enquanto isso, no Parque Bicentenario tem muito verde, áreas de picnic e trilhas e dá até para alimentar flamingos e peixes por lá.
Nessa região que tem vários motivos para ser considerado pelos turistas um dos melhores bairros Santiago foi onde nós nos hospedamos. Repleta também de restaurantes e bares principalmente na rua Goyenechea, onde você não pode deixar de experimentar o vinho branco local ou um Pisco Sour, típico drink chileno. Inclusive vale comer no restaurante mais famoso e caro dali: o Mestizo.
- Hotéis de luxo em Vitacura: Renaissance Santiago by Marriott, Wyndham Garden Santiago Kennedy, NH Collection Santiago Casacostanera
- Hotéis conforto em Vitacura: Hotel Acacias de Vitacura, DoubleTree by Hilton Santiago Kennedy, Hyatt Place Santiago/Vitacura
- Hotéis econômicos: Hotel Director Vitacura, Pullman Santiago Vitacura, Hotel Eco Boutique Bidasoa
Melhores bairros para se hospedar em Santiago: para quem quer economizar
Qualquer oportunidade de economizar durante uma viagem ao exterior é sempre útil, seja nas passagens aéreas, nos passeios, nas compras ou na hospedagem. Por isso, montamos também uma seleção dos melhores bairros para se hospedar em Santiago gastando pouco. Veja:
6. Centro Histórico
Aqui vai a nossa primeira dica para quem quer economizar nessa viagem: é bom se hospedar no centro de Santiago! Sim, essa é uma localização privilegiada, bem no coração da cidade e que abriga muita história, pontos turísticos e uma arquitetura admirável. Se você quer estar perto disso tudo, rodeado por conhecimento, cultura, arte e movimento, e ainda poupar seu dinheiro, esse é o lugar certo.
A noite a região fica mais deserta, então é preciso ter cuidado. Para passear, sugerimos pegar um Uber até o bairro vizinho Bellas Artes e curtir a boemia por lá. Mas, durante o dia, não faltarão opções de entretenimento no centro: monumentos históricos, o mercado central, o Museu Chileno de Arte Precolombino, a Catedral de Santiago do Chile com seu imponente estilo neoclássico e barroco do século XVIII e o famoso Palacio de la Moneda.
Não deixe de incluir também na sua lista o Teatro Municipal, o Museu de História Nacional e a Praça de Armas. Essa última desde sua fundação até hoje serve de palco para atividades sociais e comerciais, além de ser ponto de encontro para sentar e relaxar vendo o fim de tarde acontecer.
- Hotéis de luxo em Centro Histórico: Hotel HW High Wellness, RQ Santiago, Hotel Magnolia Santiago
- Hotéis conforto em Centro Histórico: Hotel Panamericano, Park Plaza Apart Hotel, Hotel Casa Aure
- Hotéis econômicos em Centro Histórico: Infinity Park Hotel, Hostel Boutique Merced 88, Hostal Forestal
7. Barrio Brasil
O Barrio Brasil é um dos mais baratos bairros Santiago Chile, o que atende muito bem aos viajantes com orçamento enxuto. Os preços em geral são realmente bem acessíveis, tanto nas hospedagens, quanto nas refeições.
Esse é um lugar seguro para passear com tranquilidade e está localizado na região central, próximo de Lastarria. Portanto, caminhe sem pressa pelas ruas, vá sentindo a personalidade artística pulsando na Praça Brasil onde músicos e dançarinos se apresentam e experimente a gastronomia regional nos restaurantes e barzinhos.
Vale reservar um tempo especial do seu roteiro conhecer o grandioso Parque Quinta Normal e seus cinco museus. Lá você estará rodeado por verde e ainda pode visitar o Jardim Botânico, o Museu Nacional Chileno de Arte Contemporânea, o Museu de História Natural, Museu Ferroviário e um centro cultural interativo.
- Hotéis de luxo em Barrio Brasil: Matildas Hotel Boutique
- Hotéis conforto em Barrio Brasil: Hostal Boutique Black Cat, MAKTVB Brasil – Hostal Boutique
- Hotéis econômicos em Barrio Brasil: Castelletto Bed & Breakfast, Casa Marina Huérfanos
8. Barrio de Bellas Artes
Chegou a vez de te apresentar o “irmão gêmeo” de Lastarria, que também é um dos bairros boêmios onde se hospedar em Santiago, no Chile. O bairro
Muito bem localizada, essa área dispõe de fácil acesso ao metrô para praticamente todas as partes da cidade. Se preferir, pode alugar um carro, pedalar ou caminhar. Felizmente esse bairro conta com uma boa variedade de cafés, bares e restaurantes regionais.
Quanto as sugestões de lazer, as mais legais são passar uma tarde no museu centenário Palácio de Bellas Artes, ir à noite no Parque Forestal onde acontece música ao vivo e leitura poética. Mas não deixe as clássicas de fora! Vá ao Museu Nacional de Bellas Artes, ao Museo de Artes Visuais, ao Museu de Arte Contemporânea e no Arquivo Nacional.
- Hotéis de luxo em Barrio de Bellas Artes: Hotel Sommelier Boutique, Hotel Altiplanico Bellas Artes
- Hotéis conforto em Barrio de Bellas Artes: Hotel Boutique Casa Noble Spa, Hotel Pasko, Hotel Ciudad de Vitoria
- Hotéis econômicos em Barrio de Bellas Artes: Hotel Sommelier LOFT, Hotel Sommelier Agustinas, VR suite Santiago
9. Barrio Itália
Se você quiser conciliar economia e sossego, um dos melhores bairros Santiago nesse caso é o Barrio Itália. Ele recebe esse nome por conta dos imigrantes italianos que se consolidaram ali no século XIX, o que também influenciou no estilo local até hoje. O cenário fica mais animado depois do horário comercial e aos fins de semana.
A desvantagem é uma baixa oferta hoteleira, mas uma facilidade é a ótima localização, com fácil acesso ao metrô que leva para lugares como Lastarria e Praça de Armas, só ficando afastado mesmo do burburinho do centro da cidade. Lá você se depara com um cenário boêmio com ritmo envolvente, incluindo restaurantes descolados, clubes de jazz, pequenas cafeterias e galerias.
Mas também é o lugar ideal para fazer compras, especialmente na rua Caupolicán onde você pode garimpar antiguidades, roupas de boutique e até móveis modernos. Para encerrar o dia, recomendamos comer um dos pratos típicos italianos na Pizzeria Tio Tomate e em seguida ir ouvir uma boa música ao vivo no The Jazz Corner.
- Hotéis de luxo em Barrio Itália: Maison Italia 1029
- Hotéis econômicos em Barrio Itália: Hostal Vitalia, Dpto 3P
Onde NÃO ficar em Santiago
Planejar bem o roteiro de uma viagem também envolve ter a compreensão de que nem tudo convém aos turistas. Por uma série de motivos, principalmente relacionados a segurança, alguns lugares não são muito recomendáveis, principalmente em grandes capitais como nesse caso. Assim sendo, descubra a seguir quais são os bairros onde não ficar em Santiago e porquê.
La Granja
La Granja entrou na nossa lista de onde não ficar em Santiago devido ao alto índice de violência relatado pelos próprios moradores locais. Entenda que a cidade em si continua sendo um lugar interessante de visitar, mas recomendamos evitar esse bairro específico, já que infelizmente essa área lida com algumas atuações de gangues.
El Bosque
Por sua vez, El Bosque definitivamente também é um bairro onde não ficar em Santiago devido a uma atmosfera também criminosa, hostil e insegura, incluindo prostituição, venda e uso de drogas a céu aberto, mesmo próximo a delegacia. Nenhuma acomodação por mais barata que seja compensa estando localizada aqui.
Leia também: Seguro viagem Chile: é obrigatório? qual é o melhor? quanto custa?
Dicas extras para quem quer saber os melhores bairros onde se hospedar em Santiago
Agora que você já está por dentro de tudo sobre os melhores bairros para se hospedar em Santiago, nós trouxemos algumas outras dicas bônus que gostaríamos de receber antes de fazer essa viagem.
Como usar o Booking para fazer a sua reserva
Se você fez a leitura completa até aqui, certamente já tem em mente qual é o seu melhor bairro onde se hospedar em Santiago, no Chile, aquele que vai facilitar suas rotas e que combina mais com o seu estilo de turismo.
Mas você sabe como reservar uma acomodação pelo site do Booking? A plataforma é bem intuitiva, fácil de navegar e tem ferramentas que deixam a busca ainda mais prática. Também gostamos das vantagens do Genius, o programa de fidelidade deles. Basicamente, dependendo da quantidade de reservas, o Genius dá acesso a uma série de benefícios como descontos nas próximas hospedagens, café da manhã cortesia e upgrade de quarto grátis.
Para te ajudar a efetuar sua reserva, montamos aqui abaixo um passo a passo simplificado. Seguindo essas orientações direitinho não tem erro!
- Em primeiro lugar acesse o Booking.com.
- Em seguida, digite Santiago Chile na busca do site, inserindo também as datas e quantos hóspedes.
- Aperte o botão “pesquisar”. Veja que vai aparecer uma página com todas as acomodações disponíveis. Caso você já saiba o nome do hotel onde pretende ficar, pode colocar direto o nome dele no buscador.
- Use os filtros presentes no canto esquerdo para selecionar o que exatamente você procura. Ajuste ali os preços que cabem no seu bolso e já defina o bairro logo de cara.
- No momento em que definir a escolha do hotel e do tipo de quarto, prossiga para a página de pagamento, ali é possível incluir possíveis adicionais. Finalize sua reserva.
Por fim, algumas estratégias que nós usamos nas buscas para nossas próprias viagens é sempre selecionar o filtro com nota 8 ou mais, analisar os comentários de hóspedes anteriores e ficar de olho na posição identificada no mapa.
Esse é um site muito confiável, mas não está isento de anúncios que não cumprem o que prometem. Por isso é sempre importante ter olhar crítico na hora de reservar. As fotos da plataforma também ajudam bastante nessa missão. Assim conseguimos evitar de cair em ciladas e é bem mais fácil acertar de primeira na escolha.
Vale a pena usar o Hoteis.com?
Muitos dos nossos seguidores perguntam se vale a pena usar o site do Hoteis.com para encontrar boas opções de acomodações em bons bairros Santiago Chile. Conforme a nossa experiência podemos dizer que sim, essa é uma plataforma onde vale fazer esse tipo de pesquisa.
Seja quais forem os seus critérios mais importantes: economia, localização ou preferência por um estilo específico de hospedagem, é interessante buscar o que você procura também nessa ferramenta. Com as dicas que compartilhamos aqui, fica fácil entender quando é ou não um bom negócio.
Fique de olho para participar do programa de recompensas do Hoteis.com, o Rewards. Se estiver cadastrado nele, a cada 10 noites contratadas, você ganha uma de presente. Brinde perfeito para curtir férias mais longas em uma terra encantadora como o Chile.
Chip de internet Chile
Ter com você um chip que funcione bem em todos os bairros Santiago (Chile) certamente vai fazer toda a diferença na sua experiência. Nada melhor que conseguir pesquisar endereços, postar suas fotos ou até trabalhar de onde estiver. Dessa forma, você não fica dependente de wi-fi do hotel para estar sempre conectado enquanto explora as paisagens e os atrativos chilenos.
Uma excelente opção de chip de internet Chile que usamos e aprovamos é o da America Chip. Além de ter pacote de internet ilimitada com velocidade rápida, ainda conta com um ótimo custo x benefício. Ah e para garantir uma economia ainda maior nesse serviço é só usar o nosso cupom de desconto MALADEAVENTURAS, que dá direito a 10% OFF no valor total da sua compra.
Seguro viagem Chile
Viajar com um seguro viagem Chile é tão importante quanto escolher um bairro tranquilo onde ficar em Santiago em segurança. Apesar de não ser um item obrigatório para entrar no país, não recomendamos que você viaje sem. Afinal, ninguém está isento de lidar com imprevistos, seja em viagem de lazer ou trabalho.
Vale lembrar que fora do Brasil não temos acesso ao SUS, portanto qualquer emergência médica pode gerar custos altíssimos. Inclusive quanto a possibilidade de ter sua bagagem extraviada (infelizmente é algo que acontece bastante).
Para se prevenir de cenários como esses, nós sempre usamos uma ferramenta de comparação muito prática, que nos ajuda a encontrar planos que se encaixem no perfil da viagem e por preços justos. Quer ganhar 15% OFF no seguro viagem Chile? Então, antes de concluir a compra é só inserir o nosso código de desconto AVENTURAS15.
Agora que você já sabe os melhores bairros para se hospedar em Santiago, é só continuar o planejamento da sua viagem!
Sem dúvidas é um divisor de águas conhecer os melhores bairros para se hospedar em Santiago. Agora que você sabe o que esperar de cada região, tem plena autonomia para desenvolver um planejamento muito mais focado e personalizado. Mas se ao longo do processo surgir alguma dúvida, envia aqui nos comentários que será um prazer te responder. Boa viagem! Até a próxima!
Leia também:
Onde ficar em Santiago: 17 melhores hotéis e bairros para se hospedar
Roteiro Santiago: o melhor do Chile em 3, 5 ou 7 dias de viagem
Pontos turísticos Santiago: 19 lugares imperdíveis para conhecer na capital do Chile
Melhores Vinícolas em Santiago, no Chile: como chegar, dicas e preços
Lugares para esquiar no Chile: 10 estações de ski + dicas de hotel de neve